O que é NFT? Entenda como funciona

0

O mundo das Blockchains não para crescer e está sempre trazendo novidades interessantes, atualmente uma das grandes invenções que mais chamam a atenção são os NFT, sigla para “Non-fungible Token” (Token não-fungível).

Apesar de não ser uma tecnologia nova, pois existe desde 2010, este mercado ganhou notoriedade recentemente e está movimentando bilhões de dólares com a venda de itens digitais como obras de artes, vídeos, memes, músicas, mensagens, postagens, tweets e muito mais.

De forma breve, um NFT está vinculado a um arquivo digital que não pode ser fraudado ou alterado, ele serve como um selo de garantia criptografado que torna algo em um ativo digital único que pode ser negociado online. Vários itens físicos e digitais ao redor do mundo estão sendo criados versões NFT deles e vendidos por milhões de dólares.

O primeiro tuíte do twitter foi transformado em NFT e vendido por US$2,9 milhões, vários memes estão sendo criados versões NFTs e negociados diariamente por milhares de dólares, mostrando ser um mercado promissor.

Neste artigo você vai entender o que é NFT e como esta tecnologia funciona.

o que é NFT?

NFT significa “Non-fungible Token”, em tradução livre fica Token não-fungível. Vamos começar por partes – qual o significado de fungível? “Fungível” é um termo econômico que se refere a um bem ou ativo que pode ser trocado por outro bem ou ativo de igual valor. Por exemplo, uma nota de real é fungível, pois pode ser trocada por outra nota de real do mesmo valor.

“Não fungível”, significa que não pode ser trocado por algo de valor completamente igual. Um terreno é considerado não fungível, visto que a terra é única e encontrar outra área com exatamente o mesmo valor seria praticamente impossível. Outro exemplo de ativo não fungível é a Arte, uma vez que seu valor é altamente subjetivo – e é aí que entram os NFT.

Um NFT mostra a propriedade exclusiva de um determinado ativo digital (por exemplo uma musica, vídeo, meme e outros). Você pode adquirir um NFT por um determinado preço, mas, como ele não é fungível, seu valor de mercado provavelmente oscilará.

Como funcionam os NFTs?

Ainda que os NFTs sejam frequentemente negociados utilizando criptomoedas como Tron e Ethereum, eles próprios não são criptomoedas. Como o real, euro e dolar as moedas virtuais são fungíveis. Se você trocar um Ethereum por outro Ethereum, os dois terão o mesmo valor. No final você ainda vai ficar com um ETH. Como os NFTs são únicos, eles não têm valor equivalente, exceto o que o mercado está disposto a pagar por eles.

O que você ganha ao comprar um NFT?

Visto que um NFT pode ter apenas um proprietário por vez, ao comprar um NFT, você adquire a propriedade exclusiva de um determinado ativo digital. No entanto, isso não significa que você detém os direitos exclusivos sobre quem pode ver ou compartilhar aquele item em particular.

Utilizaremos como exemplo o NFT mais caro vendido até hoje: Beeple’s Everydays: The First 5000 Days, uma colagem digital de 5.000 peças. O proprietário deste NFT é Vignesh Sundaresan, fundador do projeto Metapurse NFT e do provedor de ATM bitcoin, Bitaccess.

Apesar de Sundaresan ser o proprietário oficial deste NFT, esta imagem foi copiada, compartilhada e visualizada por milhares de pessoas em todo o mundo – e isso é um jogo justo! Então, quando você compra um NFT, é como comprar uma foto autografada. O NFT é assinado exclusivamente para você, mas qualquer pessoa pode visualizar o trabalho.

Por que alguém compraria um NFT?

Quanto mais você tentar entender esse mundo dos NFTs, mais vai se perguntar por que alguém compraria isso. Parece estranho, mas existe alguns motivos pelos quais aqueles com dinheiro sobrando estão optando por investir.

Escassez

Não há nada como uma sensação de raridade para aumentar o interesse por um item específico. Como os NFTs podem ter apenas um proprietário, eles criam essa sensação de escassez. Isso incentiva os compradores em potencial a se fixarem em uma determinada peça e se preocuparem com a possibilidade de outra pessoa se tornar o proprietário exclusivo de um NFT que desejam.

Pense nisso como quando você encontrar uma roupa que deseja comprar e o site informar que só resta ‘uma peça’ disponível. Se você for como a maioria de nós, isso aumenta sua sensação de escassez e o incentiva a se comprometer a fazer a compra – mesmo que isso não faça sentido financeiro para você.

Colecionável

Semelhante as trocas de figurinhas, cartões e outros, os NFTs são essencialmente as figuras de troca para os que possuem dinheiro sobrando. Embora não tenha nenhum valor ligado a esses cartões, além do que o mercado atribui a eles, seu valor flutuante torna sua cobrança e potencial de negociação em um jogo de apostas de alto risco. Como resultado, é fácil fazer comparações entre um NFT e o mercado de arte.

No entanto, ao contrário do mercado de arte, os NFTs possibilita que os artistas tenham mais autonomia, pois eles não precisam depender de galerias ou leiloeiras para vender seu trabalho. Ao eliminar o intermediário, os artistas podem vender suas obras de arte diretamente aos compradores e consequentemente terem mais lucros.

Vale a pena investir em NFTs?

Para investidores que assumem grandes riscos, os NFTs oferecem uma oportunidade única e muito arriscada de obter grandes lucros – mas que fique avisado, isso só acontece em casos raros. Apesar de não ser tão chamativo, mágico e cultural com os NFTs, se você está procurando uma maneira mais confiável e menos arriscada de investir seu dinheiro, recomendo que invista em criptomoedas na Binance, em vez de investir em memes e imagens sem sentido.

Mas, se quiser arriscar e adentrar no mundo dos Tokens não-Fungíveis, a primeira coisa a se fazer é criar uma carteira digital. Pois é nela que você vai armazenr seus NFTs. Logo em seguida, você deve procurar em sites como Super Rare e Mintable.app, os NFTs de sua preferência.

Depois de comprar, só lhe resta esperar. Como o valor do seu NFT depende de quanto outra pessoa está disposta a pagar por ele, você e seu meme fica à mercê do mercado, boa sorte.

Leia também: O que são Altcoins?

Artigo anteriorSwagbucks: Ganhe dólares online respondendo pesquisas
No Ganhe Bitcoin Hoje você vai encontrar as melhores dicas e tutorias para aprender a ganhar dinheiro online com Bitcoin, Altcoins, PTC, Pesquisas Remuneradas, Aplicativos mobile, Jogos e muito mais sem nenhum investimento. Você vai precisar apenas de um computador ou celular com internet e um pouco de tempo e dedicação. Aqui você vai aprender a criar aquela renda extra para sair de férias, pagar algumas contas, comprar roupas, eletrônicos e muito mais. Não fique parado rolando seu feed nas redes sociais o dia inteiro, separe 30 minutos por dia para criar sua renda passiva.

Deixe uma resposta