Glossário de Criptomoedas – Letra O

0
Glossário de criptomoedas - LETRA O

Output: Quer dizer saída, quando se faz uma transação de Bitcoin o output informa a quem está sendo enviado o pagamento de Bitcoin ou outras criptomoedas, cada output ou saída refere-se aos endereços para onde o dinheiro é enviado. Ou seja, as direções onde as moedas “saem”. Um endereço  é expressado no blockchain do destinatário.

Open-Source: software de código amplamente aberto, publicamente disponível e de livre distribuição, de uso gratuito. Dos projetos open source o mais conhecido de todos é o Bitcoin, pois é o primeiro dinheiro realmente publico e livre. Este tipo de projeto é bem recebido pela comunidade de criptomoedas, porque todos tem o direito de auditar o código e buscar por erros  ou falhas de segurança, melhorando sempre a qualidade e integridade do projeto.

Over the counter (OTC): Em tradução livre “balcão de mercado” é assim que é conhecido no meio financeiro, fala de todas as distribuições  de compra e venda de ações ou criptoativos fora de uma Exchange. Muita das vezes este tipo de operação se utiliza de um intermediário que fica responsável a cabo de fazer o Match entre o comprador e o vendedor.

OmiseGO: Criada com base no Blockchain do Ethereum  é uma criptomoeda  que também possui uma plataforma de pagamento descentralizado e aberto. Seu objetivo central é oferecer serviços financeiro para todos, ate para aqueles que já possuem serviços de agencias bancarias físicas e até mesmo os descentralizados.

Ontology: Outra Criptomoeda baseada em Blockchain do Ethereum, ela oferece uma plataforma que busca oferecer serviços relacionadas as Blockchains e DLT’S, solucionando problemas comerciais ligados a contratos inteligentes, de sistemas de controle de dados, entre outros relacionados aos serviços de transações.

OKCoin: Sediada em Cingapura esta exchange de criptoativos foi fundada em 2013, ela é uma das empresas que esta a mais tempo no mercado. As criptomoedas aceitas e negociadas nesta exchange são: Litecoin, Bitcoin, Ethereum, Ethereum classic e Biticoin Cash.

Ordem de compra/venda: STOP-LIMIT Um tipo de ordem  usada por traders, que pode ser utilizada tanto para compra (Buy) quanto para venda (Sell), onde se determina dois fatores chaves: stop e limit. Simplificando o modo de funcionamento, é o seguinte, você escolhe um preço “no momento em que a moeda atingir X dólares você colocará uma ordem LIMITADA de Y dólares”.

OP Code: Códigos de operação da linguagem Bitcoin Script que enviam dados ou executam funções em um script pubkey ou script de assinatura. Basicamente são códigos de operações de cripromoedas onde são um agrupamento de instruções que permitem a execução de certas tarefas.

Oráculo: Utilizado em contratos inteligentes, os oráculos são sistemas automatizados que trabalham as informações rapidamente, assimilando e sintetizando as informações que obtêm de diferentes mídias ou usuários para introduzi-los na rede Blockchain. Tem grande participação da rede Ethereum.

Off-chain: Fora da rede; fora da cadeia de blocos (blockchain). São algumas das abordagens que aumentam a utilidade da rede sem que precise passar  pela cadeia de blocos. Essa tática ajuda a organizar pagamentos em uma só transação. Quase sempre  todas as soluções se dão fora da cadeia, em sua maioria exigem software e complexidade adicionais no que tange as abordagens de escala na cadeia, a escalabilidade são algumas melhorias que vão de mãos dadas com o modelo de confiança comercial diferenciado.

Off-exchange: Fora da bolsa ver OTC Over-the-counter.

On-chain:  Na rede dentro da rede; na cadeia de blocos (blockchain), on-chain permite recebimento passivo. Por outro lado, facilita o aumento da escala de pagamentos entre os participantes, mas apenas escalar o número de participantes de uma maneira limitada como a Lightning Network promete, requer transações “na cadeia” (on-chain).

Order Book: Muito utilizado por Exchange (casa de cambio) e alguns brokers (corretoras), são usadas para registrar o interesse daqueles compradores, no mais ele é apenas um livro de pedidos ou lista de ordens.

Orphan Block: É um bloco órfão  que também é um bloco na rede blockchain, mas ele não faz parte da cadeia de blocos validadas, ocorre quando existe um fork que teria sido descartado.

Glossário de Criptomoedas – Letra O

Deixe uma resposta